DOENÇAS

OBSTRUÇÃO INTESTINAL

A obstrução intestinal pode ser entendida como a interrupção ou bloqueio da passagem do bolo fecal pelas alças intestinais. Pode ocorrer no intestino delgado e no intestino grosso. As obstruções podem ser mecânicas ou por distúrbios metabólicos (íleo paralítico)

CAUSAS

As causas principais de obstrução do intestino delgado são as chamadas bridas ou aderências que ocorrem principalmente após cirurgias abdominais. Além disso, compressões externas, hérnias, má rotação, doenças inflamatórias, corpo estranho também podem causar obstrução. Em relação ao intestino grosso não é incomum pacientes apresentarem quadro de obstrução por tumor. Este ocluiu totalmente a luz do órgão impedindo a passagem do conteúdo intestinal (fezes).

SINTOMAS E DIAGNÓSTICO

Os sinais e sintomas geralmente são distensão abdominal, dor abdominal, náuseas, vômitos, mal estar, incapacidade de eliminar gases ou fezes, taquicardia e desidratação. Esses sintomas podem variar de acordo com o local e o tempo de obstrução.

O diagnóstico se dá pelo exame inicial do paciente. Exames radiológicos simples como o Raio X de abdome podem demonstrar o padrão de obstrução. Tomografia é de grande valia, principalmente para avaliação de obstruções  de causa extrínseca assim como sinais de sofrimento vascular ou necrose.

TRATAMENTO

O tratamento baseia-se na localização e tempo de evolução da obstrução. Medidas conservadoras como sonda nasogástrica, jejum e hidratação venosa por vezes consegue conter o quadro. Os paciente que não tiveram melhora com o tratamento conservador ou aqueles com sinais de obstrução completa necessitam de intervenção cirúrgica.