DOENÇAS DO CÓLON, RETO E ÂNUS

Causas, Sintomas e Tratamentos
TRATAMENTO DE DOENÇAS NO ANUS

ABSCESSO PERIANAL

O canal anal compreende a parte final do reto com cerca de 4 cm de extensão até a margem anal. A parte interna desse canal é recoberta por mucosa e repleta de glândulas. O abscesso perianal consiste no processo inflamatório oriundo muito provavelmente desses ductos anais, sendo essa a teoria mais aceita atualmente. (mais…)

APENDICITE AGUDA

O apêndice vermiforme é uma estrutura alongada que situa-se na face final do ceco, cerca de 3 cm abaixo da comunicação do íleo terminal (parte final do intestino delgado) com o ceco (parte inicial do intestino grosso). Seu tamanho pode variar de 2 a 20 cm, tendo em média 8 a 10 cm. (mais…)

TRATAMENTO CANCER DE INTESTINO

CÂNCER COLORRETAL (CÂNCER DE INTESTINO)

O câncer colorretal (câncer de intestino) já é conhecido há muitos anos e vem aumentando sua incidência nessa última década. São os tumores que se desenvolvem no intestino grosso, reto e ânus, sendo raros acometer o intestino delgado.  (mais…)

O QUE E CISTO PILONIDAL

CISTO PILONIDAL

A doença pilonidal ainda não possui uma etiologia específica, isto é, uma causa determinada, mas acredita-se estar associado ao “ninho de pelos” internalizados na região entre as nádegas, bem  próximo ao cóccix. O termo pilonidal tem origem no latim ( pilus = pelo e nidus = ninho). (mais…)

COMO TRATAR PRISAO DE VENTRE

CONSTIPAÇÃO INTESTINAL (PRISÃO DE VENTRE)

A defecação constituiu o processo fisiológico de eliminação da matéria fecal que pode variar de 2 vezes por dia até 3 vezes por semana, normalmente sem muito esforço . Qualquer pessoa com uma frequência evacuatória com frequência menor ou com esforço extremo pode ser classificada como constipada. (mais…)

DOENÇA DIVERTICULAR E A DIVERTICULITE AGUDA

Para entender a diverticulite aguda é necessário antes saber o que é a doença diverticular dos cólons. Era considerada rara até o início do século XIX, aumentando progressivamente sua incidência a partir do século XX, muito provavelmente atribuída à mudança no estilo da dieta, principalmente na redução da ingestão de fibras.  (mais…)

COMO TRATAR FISSURA ANAL

FISSURA ANAL

Trata-se de uma afecção anorretal extremamente comum, sendo causa de dor e sangramento. Nada mais é que uma ferida, um pequeno corte na região do canal anal. Pode ser aguda ou crônica, podendo acometer pessoas de todas as idades. (mais…)

O QUE É FÍSTULA PERIANAL

FÍSTULA PERIANAL

A fístula perianal consiste basicamente em uma comunicação entre o canal anal e a pele perianal. Essa comunicação dá-se através de “um túnel”, e foi durante muitos anos, um desafio para os cirurgiões, pois normalmente envolvem a musculatura anal responsável pela continência fecal.  (mais…)

HEMORRAGIA DIGESTIVA BAIXA

A hemorragia digestiva baixa constituiu uma das muitas causas de atendimento de urgência nos hospitais, assim como a hemorragia digestiva alta. Consideramos hemorragia baixa quando a origem do sangramento se dá nos segmentos intestinais localizados após o ligamento de Treitz.  (mais…)

TRATAMENTO MODERNOS PARA HEMORROIDAS

HEMORROIDAS

Nome de etimologia grega (Haemos = sangue,   Rhoos = derramar) já citada por Hipócrates na antiguidade, as hemorroidas seriam estruturas vasculares que teriam a função de eliminar os “maus humores” do organismo através dos múltiplos episódios de sangramento.  (mais…)

INCONTINÊNCIA FECAL

Pode ser entendida como a incapacidade de reter ou controlar a saída das fezes ou dos gazes pelo ânus. É uma afecção relativamente comum embora muitos pacientes escondam por vergonha, dificultando a abordagem. (mais…)

INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSIVEIS

IST – INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS

Conhecidas mais comumente como DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis), as Infecções Sexualmente Transmissíveis – IST são doenças causadas por bactérias ou vírus cujo meio de transmissão principal é o contato sexual sem proteção. A mais conhecida das IST ainda é a AIDS. (mais…)

OBSTRUÇÃO INTESTINAL

A obstrução intestinal pode ser entendida como a interrupção ou bloqueio da passagem do bolo fecal pelas alças intestinais. Pode ocorrer no intestino delgado e no intestino grosso. As obstruções podem ser mecânicas ou por distúrbios metabólicos (íleo paralítico) (mais…)

SINTOMAS DO PROLAPSO RETAL

PROLAPSO RETAL

O reto apresenta um trajeto sinuoso na pelve e sua estabilidade se dá através da musculatura do assoalho pélvico, proporcionando uma ligação firme entre esse e o reto. O prolapso do reto consiste na saída (prolapso) do reto pelo canal anal.  (mais…)

COMO ALIVIAR COCEIRA NO ANUS

PRURIDO ANAL (COCEIRA)

O prurido anal, conhecido como coceira, é uma condição que acomete a área perianal, que acomete principalmente homens, sendo uma queixa frequente no consultório médico e muitas vezes de difícil direcionamento quanto ao melhor tratamento. (mais…)