Conhecidas mais comumente como DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis), as Infecções Sexualmente Transmissíveis – IST são doenças causadas por bactérias ou vírus cujo meio de transmissão principal é o contato sexual sem proteção. A mais conhecida das IST ainda é a AIDS.
Mesmo com maior acesso a informação, o Ministério da Saúde ainda aponta alguns problemas nos dias atuais em nosso país:
- São escassos os dados epidemiológicos relativos às IST.
- Os portadores de IST continuam sendo discriminados nos vários níveis do sistema de saúde.
- Populações prioritárias como adolescentes, profissionais do sexo, homo e bissexuais, travestis entre outros, têm pouca acessibilidade aos serviços.
- O atendimento é muitas vezes inadequado, resultando em segregação e exposição a situações de constrangimento. Tal fato se dá, por exemplo, quando usuários têm que expor suas queixas em locais sem privacidade (recepções) ou para funcionários despreparados. Essas situações contribuem para afastá-los dos serviços de saúde.
- A irregularidade na disponibilização de medicamentos específicos contribui para que desacreditem os indivíduos com IST, dos serviços de saúde.
- Pouquíssimas unidades são capazes de oferecer resultados de testes conclusivos, no momento da consulta.
As IST podem acometer o reto e o ânus, sendo a área extragenital mais acometidas nos paciente soropositivos.
CAUSAS
As causas das diversas IST podem ser vírus ou bactérias, dependendo de cada caso.
SINTOMAS, DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO
Os sintomas são os mais diversos. Confira abaixo alguns exemplos.
- HPV (papiloma vírus humano): recente pesquisa revelou o alto índice de infecção desse vírus nos paciente jovens. É o fator de risco mais importante para o câncer de colo de útero. Quando presentes no ânus é possível notar presença de lesões verrucosas (surgimento de verrugas). O tratamento inclui desde aplicação de substâncias locais (ácido tricloacético e podofilina) até ressecções (extrações) cirúrgicas das verrugas.
- Herpes simples: muito conhecido pelas feridas bolhosas na boca (herpes labial), também pode acometer a região perianal. Causada pelo vírus herpes simples tipos 1 e 2. Os sintomas incluem aparecimento de pequenas vesículas (bolhas) e ulcerações dolorosa. O tratamento pode ser feito com antivirais em pomada ou comprimidos orais.
- Sífilis: doença causada pela bactéria Treponema pallidum. Pode ser classificada com primária, secundária ou terciária. A apresentação clínica varia de acordo com essas fases. Pode acometer o ânus sendo a úlcera única a apresentação mais comum da forma primária. Algumas vezes pode ser confundida como fissura anal. assim o diagnóstico diferencial é recomendado. O tratamento ainda é a base de penicilina benzatina e as doses e formas de administração são orientadas pelo médico principalmente em função da classificação.